O Ceará confirmou, na tarde de ontem, o rótulo de "alegria dos times mandantes" do Brasileirão 2011. Com um futebol apático e jogadores visivelmente descompromissados e relapsos, o Mais Querido conseguiu ser goleado pelo lanterna da competição, América Mineiro. Com o resultado, e baseado nos próximos confrontos da equipe, o futuro do Ceará na elite do futebol brasileiro torna-se incerto e perigoso.
Num breve resumo da partida, o Ceará, como sempre, parecia que faria um jogo tranquilo, perdeu alguns gols, mas logo depois permitiu que o América abrisse o placar em um pênalti muito bem marcado e muito bem batido por Fábio Júnior. Daí em diante o Ceará fez o de sempre: tentar partir pra cima, mas de forma desordenada, desorganizada e perdendo gols. Veio o segundo tempo e o meia Rodriguinho tratou de matar o jogo com um belo gol de fora da área. O time alvinegro parecia anestesiado, assistindo ao jogo de forma passiva e resignada. O lateral Gilson, sozinho na esquerda, marcou o terceiro, em uma das muitas falhas do lateral improvisado João Marcos (e não adianta tentar abrandar a má atuação do atleta, pois suas falhas foram todas DEFENSIVAS, especialidade dele. Aliás, é muita "coincidência" o João Marcos declarar que não gosta de jogar na lateral e o América passar os 90 minutos passeando em cima dele. Ué, mas ele não é volante? Como deixar todo mundo passar de passagem por ele e falhar tanto na marcação? Na minha opinião, coisas que só a MÁ VONTADE EXPLICA. Felipe Azevedo marcou um belo, porém tardio, gol e o América ainda faria o quarto para dar tons de goleada à partida.
O que me preocupa nesse time é o momento em que ele caiu de rendimento; é não ver os jogadores com sangue no olho, com vontade de mudar essa situação. É ver um time que parece que entra em campo com uma faixa escrita "seja o que Deus quiser". Isso, misturado ao grau de dificuldade dos nossos jogos restantes, me faz temer, e muito, de que voltemos à Série B, no ano que vem.
Ao presidente Evandro Leitão, meu conselho e meu conforto: presidente, o senhor é o menos culpado nisso tudo. O senhor deu toda estrutura possível a este time, paga seus salários e gratificações em dia, dá comando e voz ao elenco, joga aberto com todos, enfim, pode até ter errado em uma contratação ou outra, mas nada que justifique esta situação tão ruim em que o time está. Cobre garra, brio e vontade deste elenco, mas, pelo menos por agora, não tome nenhuma atitude radical; faltam nove rodadas para o fim da competição e qualquer atitude mais ríspida agora pode gerar uma grande catástrofe. Sinceramente, cobre muito deles e, no mais, entregue a Deus. A sorte está lançada e seja o que Ele quiser. Agora no final da temporada, independente de estarmos rebaixados ou não, FAÇA UMA GRANDE VASSOURADA NESTE TIME; LIMPEZA GERAL E REVISÃO DE CONCEITOS PARA 2012. E que isso seja válido inclusive para os "ícones" do acesso em 2009. Esqueça essa bobagem de gratidão por serviços prestados. Quem era pra ser grato por tudo eram eles, que chegaram aqui como ILUSTRES DESCONHECIDOS e sua gestão os transformou em jogadores de prestígio no cenário nacional. Sempre tiveram seus salários em dia, toda estrutura e tudo do bom e do melhor. Eles é que são ingratos, pela forma descompromissada, irresponsável e preguiçosa com a qual entram em campo. Em uma analogia com a vida cotidiana, o que está acontecendo agora lembra muito aquele pai que faz de tudo pelo filho e o filho não quer nada com a vida. O pai fica se perguntando "mas onde foi que eu errei, se fiz de tudo, dei tudo do bom e do melhor pra ele, mas ele não quer nada com a vida...". Pra mim, é isso que acontece no Ceará hoje em dia. E que Dezembro chegue logo, para que, independente de rebaixados ou não, essas cobras que hoje vestem nossas camisas em campo sejam, em sua grande maioria, defenestradas de Porangabuçú. E que em Janeiro tenhamos um elenco novo e diferente, um elenco formado por gente que quer trabalhar e justificar os bons salários e a mordomia que o Ceará oferece.
Pesar: O blog Falando do Alvinegro se solidariza com nosso companheiro e blogueiro, Bebeto Lima, pelo falecimento de sua mãe, dona Ieda. Muita força ao companheiro e à sua família, e que Deus possa conduzir a Dona Iêda a um lugar de paz e de luz.
Pesar: O blog Falando do Alvinegro se solidariza com nosso companheiro e blogueiro, Bebeto Lima, pelo falecimento de sua mãe, dona Ieda. Muita força ao companheiro e à sua família, e que Deus possa conduzir a Dona Iêda a um lugar de paz e de luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário