segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Uma goleada evitável


Quem assistiu ao começo do jogo ontem entre Fluminense e Ceará, no Engenhão, tinha certeza de que, se houvesse um vencedor naquela partida, este seria o Ceará. Jogando no campo do Fluminense e com maior posse de bola, tudo levava a crer que a carroça iria desembestar novamente no Rio de Janeiro.


Mas como o jogo estava fácil demais, até aquele momento, o vozão parece ter feito questão de torná-lo mais complicado. Conseguiu e se deu mal. O Fluminense, com uma zaga pesada e vacilante, por 3 vezes errou na saída de jogo, entregando a bola nos pés dos jogadores alvinegros. Numa delas, Osvaldo, sozinho, livre e desimpedido fez o que parecia mais difícil: perdeu o gol mais feito do fim de semana e deu chances do Fluminense crescer. O castigo veio no finalzinho do primeiro tempo: falta (boba) de Sacoman e, na cobrança, Souza cruzou na cabeça de Fred, que marcou o primeiro gol do Flu.
O gol do time carioca parece não ter feito bem ao volante Heleno que, mais uma vez, se precipita numa dividida de bola e é expulso ainda no primeiro tempo.

Veio a segunda etapa e a superioridade numérica do time da casa acabou falando mais alto: num corte errado de Diego Sacoman, Souza pegou a sobra e fez 2x0. Perdido no jogo, com o meio de campo totalmente inexistente e tentando na base da vontade marcar o gol de honra, o vozão acabou sucumbindo e o Fluminense marcou mais dois gols, com Rafael Sóbis e Rafael Moura. Um placar acachapante, mas que só foi consolidado depois de Osvaldo perder um gol inadmissível para um profissional e de Heleno ter tido (mais uma vez) uma expulsão irresponsável. Justo? Sim! Evitável? Demais.



Perdido: Que o zagueiro Diego Sacoman é um ótimo jogador todos nós sabemos. Mas a verdade é que, nos últimos 3 jogos, ele vem meio perdido, levando dribles bobos, errando botes e rebatendo errado. No gol do Atlético-PR, semana passada, passaram dele como quiseram; ontem fez uma falta boba, que originou e primeiro gol do Flu e no segundo tempo rebateu errado um cruzamento, deixando a bola nos pés de Souza, que fez o segundo do time carioca . Não sei se merece perder a vaga de titular, mas é bom que o Mancini detecte logo o porquê dessa queda de rendimento dele.

Multa nele: Ele é voluntarioso, guerreiro. Se doa em campo até o último minuto. Mas, às vezes, o bom volante Heleno extrapola. Não sei se por ir "com muita sede ao pote" ou coisa parecida, não raramente ele é expulso e prejudica o Ceará. Ontem, contra o Fluminense, o Ceará degringolou depois de perdê-lo. Na Copa do Brasil, neste ano, contra o Barueri, passou 30 segundos em campo (acho que nem tudo isso) e foi expulso. Hora da diretoria aplicar-lhe uma multa (num processo interno, obviamente),  para que Heleno perca esse péssimo costume. Se doar em campo, todos se doam e não são expulsos constantemente. É bom que ele aprenda isso. 

Castigo: No futebol, muitas são as frases para times que não aproveitam as chances perdidas. "A bola pune!" , "Quem não faz, leva" , "O castigo vem à cavalo", dentre outras. Ontem, o gol que Osvaldo perdeu personificou com perfeição estes adágios. Gol inadmissível de se perder, principalmente num jogo fora de casa contra o atual Campeão Brasileiro. Deu moral ao Fluminense, que foi para cima  e atropelou o mais querido.

Boi na linha: O que é que vem acontecendo com o Boiadeiro nessas últimas rodadas, hein???? Todos sabem que ele às vezes oscila um pouco, mas de 3 jogos pra cá é visível sua queda de rendimento. Mancini, que já havia mandado recado pra ele colocando João Marcos na lateral-direita em seu lugar no decorrer das partidas anteriores, agora foi mais direto: meteu, Patrik, lateral-direito de ofício, em seu posto, neste último jogo. Bom abrir o olho, "mano", pois agora, tem "boi na linha". Se bobear vai pro banco.

Sacode a poeira: Na maratona do Brasileirão,  time nenhum tem tempo para ficar remoendo derrota, não: domingo é passado e, agora, todas as atenções se voltam para o Avaí, nosso próximo adversário, na quarta-feira, às 19h, no PV. Na zona de rebaixamento, o time catarinense vem pra nossa capital com um belo cartão de visitas: venceu o líder Corinthians, na última rodada. Hora da torcida novamente se juntar ao time, em busca de mais 3 pontos. Todos ao PV na quarta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário